Especialidades > Ginecologia e Obstetrícia

GINECOLOGIA

Ginecologia é a área da medicina que tem as doenças típicas das mulheres como objeto de estudo e trabalho. Entre os ginecologistas existem os não especialistas e os especialistas. Naturalmente, prefira sempre um especialista.


Para possuir o mais elevado Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia no Brasil, ou seja, o título outorgado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO, o médico deve permanecer durante no minimo dois anos em regime chamado de Residência Médica, no qual ele permanece totalmente devotado ao estudo teórico e aprendizado prático. Tal imposição deve ser cumprida em entidade (hospital escola) oficialmente credenciada pelo Ministério da Saúde. Depois desse período, o médico deve submeter-se a criterioso exame de aptidão aplicado pela própria Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO.


O Dr Denis Ferrari fez jus ao Título de Especialista em Ginecologia (TEGO) após ter cumprido três anos de residência médica no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (R3) e mostrar-se apto para receber seu TEGO através de exame teórico e prático prestado no ano de 1976.


Para ampliar seus conhecimentos, alargar seu olhar e atender as mulheres de modo integral, ou seja, considerando os aspectos emocionais, psicológicos, relacionais e sociais implicados numa circunstância doentia, juntamente com os aspectos orgânicos da mesma, o Dr Denis Ferrari realizou três programas de pós-graduação. a saber:


1-Psicodrama na Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama

2-Psicanálise, no Instituto Sedes Sapientiae-SP

3-Terapia Sistêmica de Casal e Família no Programa de Pós-graduação Familia: dinâmicas e processos de mudanças, da Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP).



OBSTETRÍCIA

Devido aos seus estudos e à sua prática, Obstetrícia, para o Dr Denis Ferrari, é o setor da medicina que tem a gravidez, o parto, o puerpério e o nascimento da família, como objetos de estudo e de trabalho.


O obstetra é o primeiro humano que recepciona o novo humano que vem ao mundo.


Por isso, mais do que especialista, mais do que médico e mais do que técnico, o obstetra é o humano que tem por missão recepcionar, acolher e introduzir no mundo, o mais novo e recem-chegado humano.


Tal entendimento e tal postura, por sua vez, não é ensinada nos bancos das escolas e faculdades de medicina. Aliás, por ser uma postura que depende do exercício da missão de médico, ela somente pode brotar se proveniente de um dom, do talento, do amor e da amizade, que um humano já morador no mundo tem pela humanidade de um novo e recem chegado morador do planeta Terra.


Pegar uma criança pelos pés e dar-lhe um tapa nas costas, conforme manda a tradição e conforme habitualmente se faz, é atitude rude, diferente, muito diferente, do ato amoroso e amigo de recepcionar-se um humano trazendo-o ao colo, aproximando-o do coração, sustentando-o nos braços, dando-lhe apoio, oferecendo-lhe segurança, e transmitindo a ele uma mensagem de boas vindas.


Numa época em que as formas de violência proliferam e determinam um curso para a humanidade do homem, rever as maneiras de recepcionar-se um novo humano que vem ao mundo e aceitá-las como violentas, é obrigação dos obstetras e dos que querem se tornar obstetras. É também atitude de responsabilidade dos humanos que estão convidando novos humanos para habitar o mundo, isto é: dos pais que estão trazendo novos humanos ao mundo.


Trata-se, pois, de tarefa a ser realizada durante o Pré-Natal, pensar e discutir sobre as maneiras de se introduzir um novo humano no mundo, assim como as maneiras de se introduzir um mundo ao novo humano que foi convidado a habitar o nosso planeta.


É tarefa a ser realizada durante o Pré-Natal observar que a família é o primeiro mundo oferecido a um novo humano para que ele se humanize. Daí a necessidade de pensar-se e trabalhar-se, durante a gravidez, além do nascimento de uma criança, além do nascimento de um pai e de u’a mãe, o nascimento da família.


O nascimento da família assume carater de importância, e como tal é tratado no Programa de Pré-Natal da Família, criado teoricamente e realizado praticamente pelo Dr Denis Ferrari.

 
Apycom jQuery Menus